Como usar os vídeos do Showlivre de forma criativa

Pelo menos 09 de cada 10 bandas que converso afirmam ter interesse em participar do Estúdio Showlivre. Os argumentos são diversos, mas em uma coisa todos concordam: querem tocar porque possui um grande nome na história da música e porque acreditam no potencial para divulgar seu som de diversas formas.

Anteriormente conversei com Marcelo Shida, editor chefe do Showlivre, que mencionou as características ideais ou o que uma banda precisa fazer para tocar por lá. E hoje quero destacar algumas estratégias e dicas do que fazer com o conteúdo que você terá pós apresentação. \0/

Lembre-se de que quem não é visto não é lembrado!

  1. Crie um planejamento estratégico

Agora que você já teve a oportunidade de tocar em um dos palcos mais desejados do meio musical, use e abuse do material que terá disponível na internet sem prazo de validade. Pense e repense nas formas em que você pode utilizar esse vídeo a seu favor. Você tem em mãos um ótimo portfólio de como suas músicas são e em como vocês as apresentam.

Utilize os vídeos como conteúdo diário ou semanal em suas páginas oficiais, crie postagens com citações da música ou até mesmo contando o porquê escolheram essa música para esse tão sonhado dia. Mostre as pessoas o que elas ainda não sabem, curiosidades sempre despertam algo em quem consome o conteúdo.

  1. Crie um material promocional

Se você não teve a ideia de levar alguém para tirar fotos e fazer um making off da sua apresentação, faça um vídeo teaser melhores momentos daquele dia, com os vídeos oficiais, assim você conseguirá apresentar em 1 minuto tudo que rolou e sugerir que as pessoas acessem o link para assistir a transmissão completa.

Caso tenha se programado com alguém capturando tudo por trás das câmeras, melhor ainda, crie um vídeo promocional e divulgue as fotos de making off para atrair ainda mais a atenção da galera e ganhar aquela moral com o pessoal do Showlivre. \0

  1. Crie promoções

Uma das formas de mostrar que vale a pena receber convites para fazer esses tipos de apresentações é você mostrar que tem audiência. Utilize seu material de merch ou até mesmo “recompensas intangíveis” para atrair atenção das pessoas que curtem seu som e divulgar ainda mais seus conteúdos.

Vale e muito a pena investir em criar experiências com seu público através de um conteúdo específico e de qualidade. As pessoas lembram mais de algo que vivenciou do que de algo que apenas observou.

  1. Crie um bom release

Já que tocar no Showlivre está entre os principais interesses dos músicos e tem força no mercado musical, nada melhor do que usar essa informação a seu favor. Deixe com destaque no seu release essa conquista, mostre seus números e tudo que rolou diante dessa oportunidade. Temos certeza que os jornalistas e colunistas darão mais atenção ainda e conseguirão a partir disso ter mais ideias de pautas e assuntos para falar a respeito da sua banda.

É interessante ter uma boa planilha de contatos para saber a quem deve direcionar o release e conseguir bons resultados com sua assessoria de imprensa. Isso levará o nome do Showlivre a muitos lugares e com certeza eles gostarão muito de ver o nome da sua banda em destaque. \0

  1. Use para prospecção de shows

Sua apresentação no Showlivre nada mais é do que a apresentação do seu show, só que no meio digital. Já pensou em apresentar esse material para aquele produtor que você tanto queria contato?

Ele não só conseguirá avaliar sua banda e a apresentação como com certeza dará mais atenção pela oportunidade que você teve! Lembre-se sempre que tocar no Showlivre é algo que muitas bandas querem e que a SUA conseguiu. Utilize sempre a seu favor, é realmente um motivo de orgulho!!

Agora é hora de colocar em prática!!!  Observe também como as outras bandas utilizam o material disponibilizado pelo Showlivre como referência e seja criativo.

Sua música pode chegar aos ouvidos de muitas pessoas de maneiras diferentes. =)