Quais tipos de parcerias minha banda pode ter?

parceria

Como vocês viram no post sobre viver de música, é possível perceber o quão grande é o mercado musical nacional, seja ele independente ou não. E pensando justamente nisso queremos te mostrar o quão grande podem ser as oportunidades para parcerias na música.

Vale lembrar que toda parceria ou apoio precisa ter uma mão dupla, elabore um documento criativo mostrando o tamanho e a força real do seu projeto musical e quais são os grandes projetos do ano, mostre que você sabe o que está fazendo e que mais do que isso, sabe onde quer chegar, e que ele pode te ajudar nessa etapa.

Parceria entre bandas

Esse pra mim é uma das principais parcerias que precisa existir no meio musical. Se as bandas mesmo não se unirem como que conseguirão alcançar outras coisas e ter bons resultados? Acredito na base do “juntos conseguimos ir mais longe”.

A questão de parceria com bandas vai mais do que indicar nas páginas oficiais o trabalho, nossa sugestão é que procure sair mais com os músicos, criar projetos em que todos consigam ter visibilidade e expansão e mostre que essas coisas estão acontecendo através das redes sociais, mas não só por isso. Outra coisa bem legal é a criação de vídeos cantando juntos ou uma cantando a música do outro. Em 2015 grande parte dos vídeos de sucesso foram com feat.

Gosto muito de citar o projeto “A cena vive” que começou no RJ e agora tem um grupo bem forte e criativo, em São Paulo, movimentando tanto a questão de shows organizados por eles mesmos como encontros “profissionais” onde tem palestras e bate papos para abrir um pouco mais a mente e estar atento as tecnologias e novidades do mercado.

Parcerias com estúdios de música

Esse é um outro tipo de parceria que é fundamental. Primeiro porque é ótimo ter um local para poder chamar de “QG da banda”, o local onde tudo acontece e se sentem em casa. Já vi alguns casos de bandas que conseguiram um valor diferenciado para ensaios mensais e gravações. A moeda de troca se baseia também em divulgação, em mostrar o quanto um estúdio é legal.

Quero deixar aqui um exemplo de um post que minha amiga Preta, da banda Depois do Fim, fez recentemente sobre um estúdio que fechou parceria (parceria da qual não sei no que se baseia), mas acredito que esse é um post que todo dono de estúdio gostaria de receber e ter bandas aliadas nesse sentido. Leia aqui!

Parcerias com escolas de música

Errado está o músico que acredita que já domina tudo do seu instrumento e não tem mais o que aprender. Gosto de lembrar de uma banda com quem trabalhei em que eles ensaiavam toda semana e que isso refletiu muito bem nos shows, e mais do que isso, eles tiravam um tempo pra se dedicar em aprender mais (muitas vezes outros estilos em que não estava ligado totalmente a banda). E acredito que é ai que se destacam os MÚSICOS!

É preciso ter disciplina e vontade de sempre se destacar e melhorar, e nada melhor do que você conseguir unir isso com uma parceria ou apoio em relação a escolas de músicas. Tenho certeza que tem alguma no bairro que você mora ou na região e que dependendo do papo e a proposta daria pra fazer jogo.

Parcerias com empresas ligadas a música (ou não)

Esse ponto é um pouco mais delicado, porque é preciso realmente mostrar o quão profissional seu projeto é e no quanto você consegue agregar. Muitas vezes para empresas é preciso levar em questão o tipo de público alvo que você tem para saber se encaixa com o dele ou o que ele quer prospectar.

Tenho um exemplo legal que é a banda NDK que tem o apoio da vodka Kadov. O público da NDK é de adultos a partir de 18 anos, por grande parte dos shows deles serem feitos em festas de faculdades e eventos do tipo, além claro dos shows autorais. Não sei ao certo sobre qual tipo de apoio ou parceria envolve, mas sei que em TODO evento em que estão eles tem algumas garrafas da Vodka pra oferecer pra galera. Percebem que a partir dai o público deles começam a consumir uma bebida que antes talvez não tivesse tanta influência na vida deles?

Esse é só um dos exemplos, podemos listar empresas de instrumento musical, de cordas, de roupas, de vendas de cd, de acessórios, de tecnologia, enfim há uma grande oportunidade no meio de empresas. O fato é que você precisa identificar quem é seu público e o que eles consomem, e o que pode ser ligado a música. É um ótimo exercício.

Parcerias com produtores

Nesse item entende-se produtores no geral, seja de música, de show, de audiovisual. Como nas anteriores é sempre bom e importante você entender o que tem de demanda e como esse prestador de serviço pode te ajudar. Esse post tem uma linguagem mais profissional, mas vale lembrar que é sempre bom criar um RELACIONAMENTO verdadeiro, é preciso que as duas pontas estejam bem alinhadas e que queiram o mesmo objetivo.

Muitas vezes a parceria não quer dizer tudo no 0800, mas há possibilidades de permuta e até mesmo descontos que são bem legais. Para os produtores de shows enxergo bem a questão de parceria para eventos de lançamento, e se o caso é ganhar a confiança só prometa algo que sabe cumprir (e é isso que sugiro de verdade), além claro de comparecer nos shows em que você não vai tocar.

FAÇA-SE PRESENTE!

Curtiu as possibilidades? Se tiver outras sugestões deixa aqui no comentário, beleza?

Abraços e segue a música! 0/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.