A importância de gerar leads pra sua banda

mailling

Pra quem não sabe, lead é uma informação ou dado que você tem sobre alguém, o famoso e famigerado MAILING. =)

Eu sou uma pessoa que sempre fala pra todo mundo “NÃO DEPENDA SÓ DAS REDES SOCIAIS”. Falo isso porque lá no começo do nosso trabalho nós tínhamos outras redes para divulgação dos artistas: fotolog, myspace, Orkut. E vimos ao longo desses 7 anos elas deixarem de existir e dar vazão para outras redes como Facebook, instagram, youtube e spotify.

Essa informação por si só já te mostra porque você não pode ficar refém de uma rede social, ter toda a sua base de fãs construídas através dela, porque uma vez que der alguma coisa errada e o dono resolver acabar com tudo, sem ele imaginar, acabará com o seu projeto musical também.

Tá, mas e ai Priscilla, como eu faço pra resolver isso então? Simples, pense em formas de construir sua base para que você tenha o contato das pessoas e que você possa se comunicar com elas caso alguma coisa dê errado. Aqui na Geração Y com nossos artistas quando já possuem uma base de fãs que interagem bastante e se mostram interessados nos projetos, nós criamos um grupo de whatsapp. Antes disso criamos um formulário no google para coletar algumas informações rápidas como nome, e-mail (sim as pessoas ainda usam), telefone e de que região a pessoa é. Essas informações já te dão um poder bem legal. Mas vale lembrar aqui que ao fazer isso é importante que tenha consciência de como usar esses dados, porque uma vez que você comece a fazer spam, esse público não vai gostar e o que era pra ser uma experiência boa se tornará RUIM DEMAIS. Portanto, tenha responsabilidade com as informações alheias.

Através disso nós criamos um grupo no whatsapp e começamos a construir uma relação lá, como de qualquer outra pessoa. Começamos a entender de onde as pessoas conheceram o projeto musical, e também a fornecer conteúdos exclusivos. Ou seja, você deixa as pessoas mais perto de você e então não depende só de um lugar exclusivo.

Ta, mas também não adianta esquecer sua rede social, saiba usar ambos com estratégia e você conseguirá chegar em mais pessoas e fazer com que sua base de fãs aumente cada vez mais. E ai, caso aconteça algo com o facebook ou qualquer outra rede você não estará refém e conseguirá ter o contato dos seus fãs e tornar tudo real.

Tem cantores que vejo que criam e-mail semanal pra falar com sua base de fãs, mostram um conteúdo exclusivo e mantem um diálogo 1 pra 1. Então existem diversas maneiras de você criar conexões e tornar as coisas mais duradouras, basta você pensar um pouco a respeito e colocar em prática. Lembre-se que não adianta ter milhares de seguidores se nem domínio da ferramenta você possui.

Pense nisso ok?

Comenta aqui sobre o que você achou e se você já faz algo do tipo, fale um pouco sobre sua experiência =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *