Mulheres Na música!

dazmina

Selos dedicados a artistas feministas começam a ganhar o país, amplificando a voz e a arte das mulheres.

Existem muitos selos dedicados à música independente no Brasil, dos mais conhecidos aos que preferem continuar completamente underground, porém, um novo movimento começa a ganhar cada vez mais espaço no mercado, os selos dedicados exclusivamente às mulheres.

É praxe dizer que o mundo foi machista por muito tempo (em muitos casos, ainda é), incluímos a música nesse chavão, mas as mulheres de hoje, cansadas da mesmice e lutando por um espaço justo em todos os mercados, principalmente na arte, resolveram criar espaço para a divulgação mútua, com selos que visam amplificar ainda mais suas vozes e suas artes.

Conheça alguns:

DazMina: É um coletivo criado por duas mulheres (Taynã Gauche e Amanda Hamade), para apoiar e alavancar a carreira de artistas mulheres na cena musical independente, e que ganha ainda mais força com seus festivais visando celebrar a força e a arte das minas que fazem a diferença na cena independente do país.

Conheça: https://www.facebook.com/agenciadazmina/

Sêla: Encabeçado por Camila Garófalo, idealizadora e articuladora do selo, é uma aliança entre cantoras e mulheres envolvidas no mercado musical, tendo como representantes nomes como Tiê, Tássias Reis e As Bahias e a Cozinha Mineira.

Conheça: https://www.facebook.com/selamusical

Sonora: É uma rede colaborativa, reúne artistas e pesquisadorxs interessadxs em manifestações feministas no contexto das artes. Propõe a criação e ocupação de espaços, a realização de pesquisas e debates, e está envolvida em atividades musicais de diversas vertentes.

Conheça: https://www.facebook.com/sonoramusicasefeminismos

As Mina Tudo: É um coletivo de minas formado por vários coletivos de minas. Entre eles, o Sonora SP, a SÊLA, o WME, o PWR Records, o We Are Not With The Band e o Girls Rock Camp, além de outras tantas mulheres que militam pelo feminismo no atual cenário da música brasileira. A ideia é desde dividir histórias de machismo na música como formar bandas que defendem o protagonismo feminino. Idealizado pela baixista Carol Navarro, o grupo já conta com mais de 100 mulheres que fomentam a cultura do empoderamento através de seus encontros e de suas trocas de experiência.

Conheça: https://www.facebook.com/asminatudo/

 

Caso você conheça outro que não listamos aqui, comenta por favor, estamos ansiosos por isso! =)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *