Pitch para músicos

pith

Bom antes de tudo vamos explicar o que é um “Pitch”, esse é um termo muito usado no meio de startups. E temos alguns tipos de piches… vou explicar aqui pra você e como podemos adaptar isso ao seu projeto musical.

De forma rápida um pitch é uma apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio.

Um pitch normalmente se apoia em um pitch deck, uma apresentação de slides, que contém:

  • Descrição do problema que a empresa resolve
  • Descrição da solução
  • Descrição do mercado
  • Apresentação da equipe

E ai temos um outro tipo de Pitch que é o que quero falar mais a respeito nesse post. O “elevator pitch” é um tipo específico de pitch. É um pitch reduzido que só explica sua proposta única de valor e como a sua empresa pretende ganhar dinheiro. O elevator pitch tem esse nome, apresentação de elevador, porque tem origem no questionamento “e se você encontrasse um investidor no elevador, o que você diria sobre o seu negócio?”

Se hoje você encontrasse alguém que gostaria de investir na sua banda, o que você responderia?

Tem algum projeto em mente e palpável que alguém se interessaria em investir? E quanto digo em investir não é só com grana, tem muitos outros tipos de investimento que alguém pode fazer na sua empresa.

Por exemplo, hoje sou empresária de 3 artistas, e no lugar de investir só a grana eu ofereço grande parte dos meus serviços para ter um artista bem consolidado e com projetos sólidos. Além, claro, de investir junto em alguns projetos.

Bom, pra sermos mais diretos, queremos destacar aqui alguns pontos para você ter em mente e saber se posicionar de forma rápida, não só para investidores mas para qualquer pessoa que procurar saber do seu projeto musical.

  • Benefício: o que o seu possível fã/investidor pode achar interessante dentro do seu projeto musical? O que ele ganha como benefício ao te seguir/ao querer trabalhar junto com você?
  • Diferenciador: por que você e sua banda/projeto musical são diferentes de tudo que existe no mercado? O que ele vai encontrar de diferente e fazer com que seja impossível não te seguir ou trabalhar com você?
  • Pedido:faça um fechamento ativo sobre o que é o próximo passo, mostre que você tem planos, que você tem projetos de médio a longo prazo e que você precisa de um apoio (se for os fãs, pode-se aplicar até em financiamentos coletivos) e se for a um investidor mostre que você tem um projeto sólido que sabe onde quer chegar e o retorno disso. Para o investidor com grana muitas vezes o que ele quer visar é “em quanto tempo tenho o meu retorno do investimento mais a variável?”.

 

Agora quero deixar um desafio, me mande um e-mail com seu pitch me dizendo o porquê eu devo investir no seu projeto musical. O assunto do e-mail deve ser “Pitch + nome da banda”. Quem sabe a gente não converse e eu seja sua empresária?! Manda pra priscilla@geracaoy.net  =)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *