A música agora é VISTA e não só OUVIDA

musica ouvida

Esse é um post rápido sobre porque você deve apostar em produção audiovisual ao pensar em divulgar sua música.

Você sabe que hoje o youtube é o segundo maior buscador, logo atrás do google né? Só por isso você já deve pensar com certeza em atrelar um vídeo a sua música. Em ter ele como um principal aliado na divulgação do seu material.

Eu costumo dizer pros meus clientes que o vídeo é um formato imprescindível de conexão com as pessoas. Se de alguma maneiras elas não se sentiram conectadas pela música em si, através do vídeo você consegue criar um outro contexto e então chamar a atenção.

Vale ressaltar que não é apenas fazer um vídeo por fazer, tem que ser algo pensado, até mesmo se for um webclipe. Inclusive, sabe a diferença de um clipe pra um webclipe? Aqui internamente separamos os dois pela forma de produção (quanto vai demandar) e em como vamos utilizar na divulgação. Geralmente quando queremos rodar em tv além da internet produzimos um clipe (com roteiro, produção maior e tudo mais), quando queremos apenas trabalhar na web, ai produzimos o webclipe (geralmente gravado em um dia e em um único lugar, seja estúdio ou externa).

Pensando nisso, gostaria de deixar alguns exemplos aqui de vídeos que foram pensados pra ajudar na divulgação da música e que deram muito certo.

Limonge com Geração 90

A música por si só já falava sobre coisas do passado que muitas vezes deixamos pra trás, mas que sentimos saudades. É um paralelo de quem éramos e de quem somos.

Ao ter a proposta de gravar o clipe pensamos em coisas que poderiam ser conectadas com toda essa geração e então criamos esse vídeo retratando o que a música já diz, mas criando mais conexões. Esse vídeo e música foram o divisor de águas do cantor, que hoje já tem uma base de fãs bem legal ao ponto de financiar seu último cd através deles. E inclusive é a música mais pedida em shows e em lives ou entrevistas que ele participa. O vídeo conectou muito mais do que apenas a música.

Cabana Jack – CD Simples

A banda tinha o primeiro cd pra divulgação e pensávamos em como poderia ter uma apresentação que conectassem as pessoas além da audição. Então sugeri que a banda criasse um lyric vídeo diferente pra cada música e então lançaríamos todos os vídeos de uma vez, assim como saem todas as músicas nos streamings.

O mais legal foi o formato que a banda conseguiu chegar ao colocar uma câmera em algum ponto da cidade deles (Santos) e trazer um novo contexto. Quero destacar aqui uma música que foi o primeiro single de trabalho, Perto Daqui.

Esse é o clipe que você tem uma experiência:

E esse é o lyric que te leva já pra outro tipo de experiência:

Viu como um vídeo consegue te dar experiências diferentes pra mesma música?

Outro exemplo legal é de formatos e desdobramentos que você pode fazer com seu som. Vou dar o exemplo de um novo cantor que é aposta pro POP nacional, Jão.

Ele começou a lançar conteúdos no youtube com versões de músicas já conhecidas, tinha um formato particular minimalista tanto visualmente como na música. Depois de ser bem reconhecido na internet resolveu investir em material autoral. Ele usou uma estratégia bem legal que foi lançar dois singles com clipes no mesmo dia. São esses aqui:

Ressaca

Álcool

Primeiro que achei bem legal a temática de uma música meio que complementar a outra através de temas, além da produção de ambos os clipes que foram bem trabalhados e a parte musical que já vem mais completa e cheia, diferente das versões que fazia em seu canal do youtube.

Após trabalhar essas duas músicas de diversas maneiras e em shows, ele recentemente lançou um projeto acústico que divulgou durante uma semana (com lançamentos separados), mas que já trouxe um outro contexto para as músicas, seguem as mesmas em outro formato:

Ressaca – https://www.youtube.com/watch?v=0316ImLwEeY

Álcool – https://www.youtube.com/watch?v=gu68zlGpahA

Pra esse projeto acústico ele ainda soltou por último uma nova música que já caiu na graça do público também. É um projeto que antecede seu primeiro cd.

Bom, esses foram só dois exemplos pra aguçar sua criatividade e você pensar em algo pra fazer pela sua música.

Inclusive, deixa aqui nos comentários seu vídeo oficial pra eu conhecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *