Há quem diga que hoje em dia tá muito difícil fazer show. Eu digo, que hoje em dia é difícil ver artistas independentes pensando em como ter uma experiência incrível no seu show, ao ponto de fazer as pessoas quererem sair de casa. Claro que não estou generalizando mas isso é bem comum no mundo independente.
Existem outras mil questões que poderiam estar junto nessa história toda, imagina que você é um artista que não está pensando na quantidade, AGORA mas na QUALIDADE,e que entende o médio e longo prazo. Pesquisa um local pequeno pra umas 30 a 50 pessoas, e faz uma experiência legal, que pode ser o cenário ou coisas que terão no dia do evento, como convidados. Faz uma divulgação diferenciada, chama as pessoas que realmente tem interesse ou gostariam de ir, e no final essas pessoas vão pro seu show. Imaginou? Isso é possível!
O primeiro passo pra você entender como divulgar um show é pensar de fato no que e porque você está fazendo esse show. A partir daí, vai ser mais tranquilo sacar o que pode acontecer naquele momento, e ser INESQUECÍVEL para as pessoas. A experiência é A MAIOR LEMBRANÇA que alguém pode ter.
Bom, pra ser mais direta ainda, separei alguns tópicos pra você pensar a respeito e colocar a mão na massa. Depois me conta se deu certo e como foi, beleza?
Tenha um motivo: Se você pensar nos últimos shows ou rolês, que você foi, qual o motivo que te fez sair de casa? É importante demais, entender que fazer show toda hora, em qualquer lugar (e muitas vezes pra poucas pessoas), não vai fazer sua banda ficar mais conhecida. Fazer shows pontuais (e muitos que você mesmo possa produzir), vai com certeza fazer com que você tenha motivos pra convidar pessoas, e fazer o evento acontecer. Seja lançamento de um Single, Clipe, Ep ou Álbum, as pessoas gostam de comemorar algo, pense em como você consegue atrair as pessoas partindo desse início.
Entenda o seu tamanho: Esse, também é um ponto muito importante, sabendo o seu tamanho e a quantidade de pessoas que você realmente consegue atrair pra um show, com certeza não vai se frustrar, e muito menos sair no prejuízo. O ideal é você dimensionar muito bem seus custos, e entender a quantidade de pessoas que vão e fornecer algo legal também de estrutura pra isso. Com base nesse item, você também terá mais argumentos pra fazer as pessoas irem. Quem não curte ir num show intimista? Aqui em São Paulo, tem muitos estúdios com sala pockets pra 50 a 100 pessoas (alguns até mais), e rolam numa vibe muito boa. Eu mesma, já produzi alguns por lá com artistas que trabalho, e sempre é uma experiência muito rica, até porque você consegue gerar um material de foto e vídeo bem legal pra atrair mais atenção nas redes.
Produza conteúdos atraentes: Não adianta você pensar no motivo, no tamanho, ou na experiência, se você vai postar apenas o evento do show e ficar convidando geral (que dá pra fazer no facebook). É importante você pensar que formas podem atrair as pessoas, às vezes parece redundante as dicas mas é pra reforçar mesmo. Um vídeo chamada, uma imagem bonita, posts que contem coisas que vão acontecer, imagens de shows anteriores, e pessoas que já tocaram naquele show. São várias as formas de você chegar nas pessoas, e não desista NUNCA do BOCA A BOCA, essa é uma ferramenta muito massa. Uma vez usamos um lote promocional e relâmpago pra uma banda, onde quem comprasse um ingresso ganhava dois, pra poder levar um amigo. Percebeu como dá pra ser criativo? E oh, uma galera levou amigos que se conectaram com a banda e passaram a curtir o som =)
Invista seu tempo divulgando: Separe um tempo do seu dia pra se dedicar a fazer uma lista e chamar pessoas chaves, desde público, até outros artistas e profissionais da área. Esse é um ótimo momento pra fazer network, pra gerar conexão. Mas não adianta chegar, e já ir falando pra galera ir pro seu show, inicie uma conversa, troque uma ideia, CRIE RELACIONAMENTO. Se você é uma banda, não permita que tenha menos que 25 pessoas em seu show (conta rápida de 5 amigos para cada integrante), não se contente com pouco, se seu show está vazio é porque você não está se dedicando pra criar conexões e gerar essa experiência. É um papo reto mesmo, mas necessário, não dá pra aceitar o pouco, pense grande (consciente), e faça seu caminho pra conseguir chegar lá. É muito fácil apontar várias dificuldades quando a gente não dá o nosso melhor e faz a parada acontecer. E tempo, a gente quando realmente quer encontra, de uma maneira surreal. Afinal, quantas séries do Netflix você assistiu nos últimos dias?
Divulgue para pessoas que já frequentaram aquele lugar ou seu show: Algo muito legal é pesquisar pessoas que já tocaram por lá redes do local, e identificar pessoas que sempre estão. É um trabalho bem de curadoria, mas já funcionou bem. Inicie um papo, falando “po, vi que você curte tal lugar, é muito massa né?”, e ai vai rolando o papo até dizer que sua banda vai tocar lá. Outro momento é você revisitar pessoas que já foram em seus shows e convidar pra ir nesse também, mas saiba usar isso com sabedoria, escolha bem os locais e em quais shows você vai chamar. =)
Nada do que colocamos aqui é regra, tá? São coisas que já colocamos em prática e funcionou. Existem muitos outros fatores que não inserimos, e nós entendemos bem a dificuldade em determinadas regiões, estilos e por ai vai. A ideia foi sugerir algumas ações, fazer a cabeça rodar mesmo.
E convida a gente pra ir no seu show, amamos essa conexão <3