Um grande desafio, é sair da zona de conforto pra conseguir chegar em mais pessoas, e não ficar naquela mesma teoria de lançar uma música, e criar seus materiais de apoio pra divulgação. Por isso, pensamos em fazer um post rápido, sugerindo alguns insights pra você transformar seu posicionamento em ações que crie CONEXÃO com as pessoas.
Ponto 1- Posicionamento, é a ação de se posicionar em relação a algo, ou seja, tomar uma atitude e assumir um partido sobre determinado assunto. Literalmente, esta palavra ainda pode significar a localização de algo, ou alguém, num lugar específico. Quando se fala sobre o posicionamento no meio musical, significa a sua opinião, filosofia, e critério em relação a certos temas. Um ponto também é, atrelar isso em como seu público vê você. Para você conseguir se posicionar é preciso criar ações de marketing diretamente pro seu público alvo. É nesse ponto que queremos chegar.
Alguns artistas, tem bem implícito as causas que defendem. Vamos colocar alguns exemplos que vai ficar mais fácil para você entender, e ter ideias. Por exemplo, um artista que tem como prioridade o meio ambiente, mensagens positivas, ele vai colocar em suas músicas e projeto, palavras e sons que tragam isso.
Listamos alguns artistas, e vamos explicar como entendemos que eles criaram ações em cima do posicionamento. Um ponto que deve ser levado em consideração, é que não dá pra criar uma ação ligada a um posicionamento que não seja real, que não saia realmente de dentro da pessoa.
Ivo Mozart – Séries para divulgar EP
O Ivo, estava lançando o primeiro EP, e atribuiu um sentimento a cada música, pra que fosse representada assim em ações; nesse link, temos dois vídeos que mostram um pouco sobre isso. Ele resolveu ligar então os sentimentos e ações, atrelados ao próximo, como a gratidão, e foi pintar/reformar a casa de alguém, sugerindo para as pessoas desapegarem de algo e dar esse objeto para outra pessoa.
O posicionamento dele, é claro em relação a Desapego, fé, alegria, gratidão, encanto, esperança, naturalidade e positividade. Esses são valores verdadeiros dele, não é algo montado pra ser isso.
“No meu Face, pedi histórias de pessoas que precisavam pintar a casa. Teve quem ofereceu tinta ou ajuda pra pintar. Escolhemos oito pessoas, e fomos pintar a casa de uma das histórias que recebemos. Todo mundo se ligou que é preciso ajudar as pessoas, mas ninguém sabe como. Esses vídeos vão mostrar como é fácil ajudar. E mesmo antes de lançar, já estou conseguindo mostrar às pessoas que Ivo Mozart não é só música, é uma ideia, uma mensagem.” Deu pra sacar bem como ele ligou o posicionamento a ações né?
Limonge – Single “Tudo vai passar” no Setembro Amarelo
O cantor Limonge, tem canções com histórias autobiográficas (em sua grande maioria). Durante um momento da vida dele, teve que lidar com um problema de saúde, que é a depressão. Então, depois de todo um processo, ele resolveu colocar isso no mundo dentro de um projeto que seria o seu novo álbum. Foi uma forma dele falar sobre isso, e lidar também com tudo que estava acontecendo. O seu último álbum, “Nem todos são como astronautas”, fala sobre todos esses ciclos dentro da depressão.
Uma música em específico, “Tudo vai passar”, trouxe um grito de conforto que ele fez pra ele mesmo, e que pode chegar em mais pessoas. Com base nisso ele resolveu criar uma campanha para as pessoas participarem do seu clipe, e toda a verba arrecadada com essa música será destinada ao CVV (Centro de Valorização à Vida), que fornece ajuda para pessoas que tem depressão. Bem, o resultado disso foi quase 12 mil visualizações orgânicas, 100 mil plays em sua música no Spotify, entre outras mídias que falaram sobre.
Às vezes, o assunto ou posicionamento, pode ser um pouco delicado, mas ainda sim, de forma verdadeira dá pra você fazer sua contribuição.
Gabriel Elias E Supercombo com marca OBRIGADO!
O Cantor, tem ganhado bastante atenção do público com seu trabalho impecável de produção de conteúdo, engajamento e fidelização do seu público. De forma totalmente positiva, tem construído a sua caminhada, e reforça com cada canção, e suas ações, o que deseja pro mundo: leveza. E então, fomos surpreendidos em pleno 2019, (verão) com um hit com feat da Supercombo, banda que também tem uma expressão ENORME, e sabe como ninguém transformar seu posicionamento em grandes ações.
Esse projeto foi desenvolvido através de uma marca chamada “Obrigado”. Empresa baiana de água, e produtos à base de coco, acaba de lançar a nova versão da música, “Agradecer é da nossa natureza”. A música faz parte da nova campanha #DigaObrigado, que tem como foco engajar as pessoas para a prática da gratidão, além de reforçar seu posicionamento “Agradecer é da nossa natureza”.
Pitty com TNT para escolher bandas – A TNT Energy Drink, é a patrocinadora oficial da tour da Pitty, durante o ano, Intitulada “Matriz”, a turnê tem viajado pelo Brasil. A parceria amplia as ações do energético na plataforma música, além de reforçar o posicionamento de resistência da marca. Através do conceito #PODEVIR, o energético garante sinergia com a atitude de Pitty, que comprova a força feminina dentro do cenário rock nacional, em mais de 15 anos de estrada. “O conceito #Podevir, tem a intenção de levar aos consumidores uma mensagem de autoconfiança, resistência, e superação aos desafios da vida e do dia a dia.”. “Fazer rock no Brasil é um ato de resistência, e a Pitty construiu uma belíssima carreira, provando que na Bahia não se faz apenas axé.”, complementa Eliana.
Para dar espaço a novos talentos, como uma ferramenta de afirmação e resistência, Pitty e TNT Energy Drink, realizam parceria no convite de novos artistas para abrirem os 20 shows da turnê Matriz ao longo de 2019, em ação produzida pela Elemess. Cada cidade participante da ação, terá um artista regional, que será selecionado pelo curador convidado e pela cantora, e posteriormente anunciado nas redes sociais do energético e de Pitty. A ideia é dar espaço para artistas que tenham trabalho consistente e relevante, não gerar uma competição.
“Desde quando iniciei o planejamento desta turnê, eu tinha este desejo de poder retribuir as oportunidades que tive em minha carreira, dando espaço para novos artistas, e novos sons. Foi muito massa, quando TNT topou fazer este projeto comigo. Não se trata de um concurso, quero que o público me indique artistas incríveis da sua região, para eu ouvir e conhecer. Junto com um curador convidado (o Tony do Tenho Mais Discos Que Amigos), vamos escolher um artista e convidá-lo para estar conosco num show desta turnê. Vai ser também um ótimo momento para eu conhecer mais do que está rolando de som novo neste Brasil, e fomentar novas cenas.” comenta Pitty.
O texto foi retirado desse site: https://www.promoview.com.br/promocao/pitty-e-tnt-se-unem-para-escolher-bandas.html
E ai, deu pra ter algumas ideias de como você pode transformar seu posicionamento em algo que chame a atenção e que faça sentido para as pessoas? Lembre-se sempre que a magia acontece quando há conexão <3
Tem alguma experiência pra contar ou dúvida sobre o assunto? Comenta aqui pra gente responder, ta? Tá!