Mapa de lançamentos – Parte 2

ZIMBRA Camera1 30 de 30

Foto por: @luc_henri2 – Zimbra no Rock in Rio 2019

O que não pode faltar em um lançamento – Visão de profissionais

Nada no mundo se faz sozinho, uma coisa que eu adoro é aprender com amigos e profissionais do meio. Sempre busco inspirações, trocar ideias, consumir os cursos e produtos deles também. Não vejo concorrência, vejo colaboração. 

Pensando nisso, convidei amigos profissionais que admiro muito pra falar um pouco sobre o que não pode faltar no lançamento. Toma nota e já segue eles também para aprender muito!

Patricia Vaz – @patriciavazmarketing

A grande maioria dos artistas conhece e busca por uma oportunidade de entrar em uma das diversas playlist editoriais do Spotify. Esse tipo de playlist leva a música a um outro patamar, uma vez que elas possuem uma grande quantidade de ouvintes abertos a conhecer novos sons, o que permite que artistas, mesmo independentes e com orçamentos limitados consigam alcançar grandes públicos.

E essas playlists talvez sejam uma das grandes responsáveis pela popularidade do Spotify, mas embora as playlists editoriais sejam as mais conhecidas e tragam de forma rápida um ótimo resultado em plays há ainda no Spotify um outro sistema que eu chamo de “divulgação orgânica do Spotify”, um sistema formado por uma série de playlists, muitas vezes desconhecidas dos artistas capazes, por meio do sistema de “Filtragem Colaborativa”, de entregar as músicas de forma orgânica para a base de fãs do artista e para outros ouvintes da plataforma com gostos parecidos da base do artista.

Esse sistema de divulgação gratuita oferecido pelo Spotify não depende de curadores da plataforma e está ao alcance de qualquer artista por meio de um bom planejamento de marketing oferecendo resultados consistentes e contínuos no longo prazo, permitindo que artistas com uma pequena base e um pequeno orçamento alcancem um público como nunca antes.

Na contramão de trabalhar com um bom planejamento e com foco na estruturação da base estamos vendo muitos artistas e até empresas de marketing focando somente no número de plays e a busca por um lugar em playlists tem aumentado consideravelmente.

É necessário frisar a importância de utilizar a estratégia de playlisting (colocação de uma música dentro de uma playlist de usuário para gerar plays) como parte de uma estratégia de marketing visando ativar as playlists de divulgação gratuita do Spotify como a Release Radar, a Discovery Weekly, a Radio, a Daily Mix e diversas outras, que são as que realmente vão entregar de forma orgânica a música para os ouvintes e garantir plays no longo prazo. 

As playlists editoriais vem mais como um prêmio pelo bom trabalho realizado com equilíbrio entre engajamento de público, orçamento e ótimas produções dentro de um planejamento de marketing que visa trazer resultados que no longo prazo vão colocar o artista em um patamar profissional dentro das metas e objetivos traçados lá no inicio do planejamento. Não dá pra contar dentro de um planejamento sério que o curador vai adicionar a música a uma determinada playlist, porque se isso não acontece, e as chances são gigantes e reais de não acontecer, todo o plano vai ser frustrado.

Ressalto ainda que não dá para pegar um modelo único e aplicar para todos os artistas, cada caso precisa de um plano personalizado que vai levar em consideração o comportamento de consumo do público, o desempenho e posicionamento dos artistas daquele mercado, o orçamento, o nível da produção e principalmente a forma como o artista encara a carreira e o que ele quer alcançar com ela.

Dino Teixeira – @dinoteixeira 

“Opa! Uma dica simples, rápida e fácil para ajudar no lançamento é dar uma atenção especial para função de “Contagem Regressiva” do instagram. O famoso “definir lembrete” é uma ferramenta que se for bem usada, ajuda demais num lançamento. Muitas pessoas tem preguiça de fazer pré save e o lembrete envia notificação no instagram pra essas pessoas assim que a música sai.”

Rulio Salinas – @ruliosalinas

“O lançamento é muito importante para a carreira musical, principalmente ter uma sequência bem planejada e bem executada de lançamentos.

E para o lançamento funcionar sugiro: 

  1. Entender seu público;
  2. Ter um repertório matador;
  3. Produção musical;
  4. E participação ativa do artista na criação e na execução do planejamento.

Iasmine Amazonas – @iasmineamazonas – Diretora de Mkt da ONErpm Brasil

Não pode faltar planejamento. O artista precisa pensar no lançamento como se fosse um produto e em todas as fases que isso envolve. Antes de lançar, com a música pronta, o artista precisa montar um calendário com 3 fases, pré, durante e pós em que vai decidir as ações de marketing para divulgar o seu produto e fazer dele mais rentável.

Além disso, o artista deve criar uma pasta com todo o material de divulgação: 

  1. release sobre o lançamento e outros detalhes;
  2. foto oficial com qualidade de 1200px;
  3. Teasers e trailer, ou seja, um pedaço do produto que serve para criar expectativa no fã e toda a nova identidade visual do produto (capa do single/álbum, artes de divulgação nas redes, imagem para capa e perfil, stickers, gifs etc.). 

Tudo precisa estar redondo e só com o planejamento o artista consegue ter uma visão 360° sobre o lançamento, as estratégias escolhidas e seus respectivos resultados.

E aí, o que falta para você se organizar e ter um lançamento massa? 

Ah, tem uma aula completa no youtube e GRATUITA sobre como organizamos nossos lançamentos, aproveita e se inscreve no canal que estamos atualizando sempre:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLY3CEzDOk6x2Y5rHFZZ_Qjy7TAzhNWdV

13 respostas

  1. Amei muito participar desse post e poder agregar, junto a profissionais tão incríveis, para o fortalecimento do mercado independente, obrigada pelo convite ♡

    1. Também amei essa parte! Sempre muito direta e precisa <3
      Obrigada pelo comentário e feedback Douglas, espero que todo o conteúdo ajude na sua carreira!
      Beijão,
      Priscilla Rocha

  2. Fico impressionado no quanto a @patriciavaz traz boas dicas para quem esta ao seu redor! Mesmo artistas que não trabalham com ela e apenas seguem o seu Instagram (por exemplo) se beneficiam de estratégias que ela mostra pra quem quiser ouvir. Um artista preparado da muita atenção pra essas pequenas dicas valiosas que já mostram a qualidade dessa profissional incrível!

  3. Muito legal ter esse material como ponto de partida! A gente fica mergulhado na arte e no momento de lançamento precisa se conectar com o mercado e entender melhor como ele funciona! Obrigado por compartilhar!

  4. Ótimas dicas. Planejamento é a palavra que se repete na fala de todos. O conhecimento da Patrícia Vaz é absurdo, ela tá com certeza fazendo a diferença pra muito artista independente. Parabéns a todos!

  5. Muito bom as dicas sugeridas pela @patriciavaz. Tive a oportunidade de conhecer ela nas últimas semanas e, além de super atenciosa, conhece muito sobre o atual momento do mercado da música. Os artistas independentes ganham muito com as dicas dela. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *