Em todos os âmbitos de trabalho a gente pensa muito no cliente né? Com base na carreira musical, o foco total é em ter cada vez mais pessoas ouvindo, consumindo e comprando seu som e produtos do seu projeto.
PORÉM, geralmente dos artistas hoje em dia (não sei se é o que você pensa também, mas pode me falar nos comentários), querem porque querem NÚMEROS QUE COMPROVEM QUE O PROJETO ESTÁ BOMBANDO E AS PESSOAS ESTÃO ESCUTANDO. E ai começa uma série de atropelamentos que só mais pra frente vão causar um grande arrependimento, uma série de resultados ilusórios que servem apenas pra alimentar o ego.
Essa mensagem de hoje é mais pra falar que as coisas mudam um pouco e os resultados chegam quando a gente foca em PESSOAS, são elas que trarão os números pra gente sabe? São as pessoas que vão gostar tanto do que você está produzindo, divulgando, da sua comunicação e DE VOCÊ, que vão fazer questão de conectar cada vez mais e espalhar a sua mensagem.
Pra mim a equação não é NÚMEROS = PESSOAS , é PESSOAS + AÇÕES = NÚMEROS, e no lugar de números eu colocaria RESULTADOS, porque são essas as palavras que fazem sentido quando pensamos numa carreira a médio e longo prazo. E olha que sou uma pessoa ansiosa, que gosta de números e é competitiva. Mas tudo começou a ganhar uma outra forma quando comecei a entender os pesos e as medidas, e como cada um atingia ou replicava em mim sabe?
Não sei se você conhece, mas conheci através do @rodrigo_vinhas um artigo do Kelvin Kelly que se chama “Mil fãs fiéis”, depois de ler esse post, sugiro super dar um google e ir pra cima dessa leitura. Ela veio tão forte no meu coração que olha, eu to quase tatuando hahahaha
Em resumo, a teoria fala que se você tiver mil fãs que apoiem por ANO com $100, você já terá uma verba suficiente para reinvestir na carreira e poder viver dela. E sim, mesmo mil fãs sendo menor do que MILHÕES de fãs que você possa ter imaginado precisar ter pra fazer a carreira acontecer, ainda sim são muitas pessoas.
Mil pessoas enchem muitos shoppings, casas de shows e por ai vai… Então assim, tá na hora da gente contabilizar isso também, chega de ficar achando que mil seguidores, 500 seguidores é algo ruim, porque SÃO PESSOAS, e pessoas DEMANDAM TEMPO E ATENÇÃO, lembra sempre disso por favor.
Voltando ao artigo, só de diminuir essa régua as coisas começam a ficar mais clara né? E chegou tanto pra gente, que começamos a fazer alguns estudos de quantos fãs seriam necessários para levantar uma verba para um artista independente não tirar do bolso e ser monetizado pela BASE DE FÃS.
E ai reduzimos mais, se você pesar que a partir de 100 pessoas apoiando sua carreira com R$30 por ano ou ação, você já consegue produzir alguns materiais (músicas, clipes, conteúdos legais) pra conectar com elas, até mesmo os shows (saudades) podem trazer esse resultado de forma mais imediata também se pensada direitinho.
E sabe quando tudo isso faz sentido? Quando a gente para pra olhar pros primeiros, pra depois pensar nos cem, milhares, milhões, assim a pressão é mais tranquila, você não nada contra a maré e, mais do que isso, você vai surfar uma onda massa e com muitos motivos para comemorar. Por isso é tão importante pensar a médio e longo prazo, numa construção, na carreira formada por degraus e com consistência, qualidade e SEMPRE LEVANDO A MÚSICA EM PRIMEIRO PLANO.
E ai, pensando nisso, bora armar um compromisso? Faz essas duas ações aqui e me conta no que deu? Comenta dizendo “Eu vou fazer” que ai depois de uma semana te mando uma dm perguntando o resultado, bora?
1.Responda todos os comentários dos posts durante uma semana, diariamente;
2.Faça uma lista das pessoas que mais assistem seus stories, comente um post delas e salve essa lista numa planilha pra usar depois;
3.Mande uma mensagem personalizada nos stories para as 10 pessoas que visualizaram todos os dias, capricha!
E ai, bora colocar em prática?