Como aumentar os números no youtube

13 youtube

Você sabia que o youtube é o segundo maior buscador na internet? Ele só perde pro google, e com essa informação você já imagina o por que você não pode deixar de produzir conteúdo lá ne?

Ao mesmo tempo, já se foi o período em que o youtube não era tão explorado pelos produtores de conteúdo que hoje são conhecidos como YOUTUBERS! Antigamente você produzia um tipo de conteúdo e tinha mais engajamento. Até mesmo pegando por música, você pesquisava e ouvia lá, hoje em dia a galera vai mais pro Spotify. Mas ainda há muitas pesquisas, principalmente por quem usa mais o notebook durante o dia.

Pensando nesses itens, separamos algumas dicas que você pode utilizar e aumentar seu canal de forma consistente, e com base no crescimento do seu público também. Mas antes de qualquer coisa, tenha em mente que o resultado vem com foco, consistência, e com a mentalidade de que tudo vem a médio e longo prazo (exceto se sua música viralizar).

Objetivo: É importante que você entenda porque tem esse canal. Alguns artistas usam para ser uma biblioteca audiovisual, outros usam além disso, como se fosse uma TV, em que tem quadros e vão atualizando sempre pra manter as pessoas por lá. É importante que você entenda qual sua disponibilidade de tempo, estrutura pra produzir conteúdo, e qual será o diferencial. Através do objetivo (precisa ser pé no chão), você conseguirá ter bons resultados.

Consistência/Recorrência: Com base no objetivo, pense que tipos de conteúdo pode chamar a atenção das pessoas, de que forma você consegue diferenciar esse conteúdo pra chamar a atenção? E aqui eu falo, mesmo com suas produções sazionais de lançamento de clipe, webclipe e afins. É importante você ter um material de qualidade, e assim como qualquer outro item dentro do seu planejamento, é importante que gere conteúdo agregado aos oficiais, pra conseguir que seu canal cresça. O youtube recomenda que você faça pelo menos uma postagem por semana ou no máximo quinzenal pra ser um canal ativo, e ele entender que deve melhorar os algoritmos, e dar relevância pra seu canal.

Collabs: No mundo da música esse é um dos formatos que tende a dar mais certo, até porque você une mais de um canal pra gerar demanda e divulgação. Um dos cases que mais amo é do Supercombo com o projeto “Session da Tarde”, eles conseguiram revisitar conteúdo antigo, fazer collab, gerar novas demandas (inclusive de show), e movimentar todas as redes semanalmente. Fiz um vídeo no Canal “Música Fácil”, onde sou colunista, e falei mais sobre esse projeto: https://www.youtube.com/watch?v=H-yOphUePfM

Tempo: Nesse item, quero destacar não só tempo de produção, mas de mensuração de resultados. Inicialmente pra conseguir 100 inscritos é difícil, depois a margem é dos mil inscritos. Depois disso, os números já começam a aparecer mais, porque a ferramenta consegue te sugerir para outras pessoas através de outras buscas. E aí, pra aparecer mais, se liga na próxima dica.

Estratégia: Utilize nomes que as pessoas buscam, faça tags de acordo com o tema principal e como as pessoas poderiam achar seu vídeo. Outra estratégia legal é ter um vídeo teaser dizendo o que as pessoas vão encontrar nesse canal (e ai pode até postar em facebook e instagram e direcionar pra lá). Pense em como você pode trazer um fluxo maior de pessoas pro seu canal.

Roteiro: Quando for criar conteúdo além do seu clipe, principalmente pros vídeos semanais, pense num roteiro que possa chamar a atenção. E quando falo roteiro, não é só o que terá no vídeo mas em como você apresenta isso. Por exemplo: ao fazer o lançamento de um disco, porque não mostrar através de 3 vídeos o processo de produção, e ai cada vídeo tem um tema que possa ser complementar.

Divulgação: Utilize as outras redes para gerar tráfego para o youtube, crie conteúdos que possam ser impulsionados (facebook e instagram), e direcionem com links para o youtube. A maioria dos projetos que lançamos, utilizamos essa estratégia, e a médio e longo prazo funciona super. Também já tivemos casos de impulsionar dentro do youtube, mas lá é mais para ter números, do que o engajamento em si, porque as pessoas vão assistir e dificilmente vão comentar/interagir, a não ser que o direcionamento seja muito preciso, e tenha uma chamada legal no vídeo pra que eles tenham essas ações.

Distribuição: Pense sempre em quais canais podem auxiliar para distribuir esse conteúdo. Perfis no facebook, instagram e por ai vai… quem são os influenciadores que fazem a diferença no seu ciclo social ou na mídia mesmo, e que você tenha verba pra investir medindo os resultados? Faça uma lista, e tenha em mente que não adianta acionar todo mundo ao mesmo tempo, porque você precisa entender qual é o canal que está trazendo mais fluxo de pessoas pra poder investir novamente. =)

Bom, espero que essas dicas possam te ajudar a crescer de forma consciente e consistente seu canal, e que você tenha ótimos resultados. Comenta aqui falando sobre sua experiência e seus aprendizados, beleza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *