Se você faz o lançamento do seu single, ep, ou disco, em um dia da semana que não seja sexta, você está perdendo uma ótima chance.
É importante fazer o lançamento na sexta-feira, devido as movimentações e atualizações das playlists oficiais de cada player. Esse é o dia que todos recebem as sugestões dos lançamentos e avaliam para entrar nas tão sonhadas playlists e ter o destaque que tantos querem.
Entre outras formas de chamar a atenção, seria importante você conversar com sua distribuidora e entender se o dia que você imaginou lançar o material, é o ideal, e se eles podem ajudar com esses destaques. Outro ponto importante é; você movimentar o máximo de pessoas no menor tempo que puder, pros algoritmos entenderem que aquele lançamento é ótimo.
Separamos algumas dicas para você otimizar seu lançamento e ter mais retorno, toma nota e depois ponha em prática beleza?
Planejamento: Uma das coisas que gostamos de fazer na Geração Y é entender tudo que o artista está pensando para o lançamento, nesse caso, vamos focar em alguém que queira lançar apenas um single. Temos várias questões sobre isso, mas é importante ressaltar que, caso seja seu primeiro material, já pense numa sequência de lançamentos pra acontecer, tudo isso porque as pessoas que forem impactadas com esse lançamento, com certeza vão querer conhecer mais de você e sua música, então imagina que chato seria conhecer um artista que só depois de 3 ou 6 meses vai ter algo novo pra consumir? Pense sempre em que tipo de conteúdo pode fazer sentido pra dar uma vida longa ao seu trabalho, e já chamar a atenção para o próximo.
Pois bem, você quer lançar um single? então deve pensar que a parte final de divulgação deverá ser pensada no momento que você decide pelo single. Aqui vão algumas perguntas que darão um direcionamento legal e servirão como base para o seu planejamento:
O que lançarei? Por que lançarei? Quais conexões podem ser feitas através dessa música? Quais sentimentos englobam essa música? Qual o tipo de pessoa que se interessaria pelo tema e pela parte musical? Quais tipos de conteúdo agregado posso produzir (clipe, webclipe, versão acústica, lyric posts, etc)?
Com base nessas perguntas, você terá um mapa de tudo que pode envolver o seu lançamento, e com certeza conseguirá distribuir melhor as demandas em todos os canais.
Conteúdo: Aproveitando o gancho do item anterior, ao pensar em conteúdo, você precisa ter certeza que conseguirá comunicar isso da forma mais direta e simples possível. Lembre-se que comunicação não é como você diz e sim como as pessoas entendem. Seja claro, sincero e firme no seu posicionamento, isso vai fazer a diferença.
Separamos um pack de itens que você pode produzir, ou gerar conteúdo dentro das 3 fases de lançamento (pré, durante e pós):
Lançamento de Single:
- Capa adaptada pra facebook, youtube e spotify;
- Imagens de lyric posts da música;
- Imagens de stories divulgando música nos streamings;
- Imagens com temas chaves da música, questionando algo (para gerar engajamento);
- Imagens com números conquistados no lançamento (é preciso comemorar mesmo!);
- Vídeo teaser para gerar pré-save pros streamings;
- Clipe/webclipe/versão acústica ou ao vivo;
- Vídeo falando mais sobre a música;
- Ação fora da caixa pra gerar engajamento e fidelização.
Distribuição: Ao pensar nos conteúdos que você terá em mãos, vale muito a pena segurar a ansiedade, e divulgar/lançar a partir do momento que você já tem tudo em mãos, isso evita qualquer tipo de problema, por divulgar uma data e não ter o material pronto, entre outras coisas que podem frustrar você e seu público (PENSE MUITO NISSO POR FAVOR <3)
Tendo em mãos todos os conteúdos, pense em quais canais faz sentido ter esse material, e quais parceiros podem agregar nisso. Seja a distribuidora com a música, páginas no facebook, perfis no instagram e por ai vai. Quanto maior for o alcance desses canais, mais pessoas impactadas e mais chances de ter algo bem definido.
Sei que muitas vezes a ansiedade é grande, mas TODOS os artistas que vejo ter relevância e uma base de pessoas interessadas nos conteúdos, todos eles seguem esse princípio básico de planejamento e distribuição de conteúdo. O que faz um lançamento ser bom é: Produto bom e bem definido, posicionamento, público (pensar sempre em como conectar), conteúdo e distribuição. Tendo isso definido, é impossível você não ter um lançamento com base sólida e relevância (por menor que seja mas com certeza melhor do que o seu lançamento anterior).
Converse com as pessoas que te ajudam e fazem parte do seu projeto musical e ponha a cabeça pra funcionar. Se tiver dúvidas ou quiser contar sua experiência, faça um comentário aqui, que responderemos com certeza! <3