Essa, com certeza é uma das dúvidas mais frequentes, até porque o mercado só fala em lançamento de singles. Por um lado eu gosto muito do formato porque através do single você consegue sentir mais o que seu público gosta, em como ele reage e cria mais oportunidades. Mas isso não quer dizer que em algum momento da sua vida, você não possa investir num EP ou em um CD, o que sempre falamos é que com o lançamento de um EP ou CD de uma vez, fará com que as pessoas escutem tudo, e algumas faixas com certeza passarão batidas enquanto você poderia aproveitar mais. Tudo isso também se faz mais presente por conta do consumo em relação a playlists, as pessoas salvam músicas no meio de outras, como se cada um personalizasse uma coletânea, então pensa com carinho nessa questão, independente do seu estilo musical =)
Pensando nesses pontos, temos uma outra estratégia que funciona bem, principalmente se você investe numa assessoria de imprensa ou algo do tipo. Quando você tem o lançamento de um single, ele já tem uma força, mas como hoje em dia o vídeo é uma das mídias que mais tem impacto, se você lançar seu single com um vídeo vai ter uma ênfase maior. Até porque como tem muitos lançamentos todos os dias, você precisa dar uma tacada de mestre e se diferenciar.
Com base nisso você consegue trabalhar tanto o single quanto o vídeo em momentos posteriores, foque no que você tem como estratégia e onde você quer ter um fluxo maior de tráfego, e depois investa em conteúdo que possa chamar a atenção para a outra rede.
Separamos aqui alguns tipos de materiais que você pode fazer com um lançamento de single e de clipe, e ai pode juntar tudo quando for lançar e separar por fases e momentos de atenção:
Lançamento de Single:
- Capa adaptada pra facebook, youtube e spotify;
- Imagens de lyric posts da música;
- Imagens de stories divulgando música nos streamings;
- Imagens com temas chaves da música questionando algo (para gerar engajamento);
- Imagens com números conquistados no lançamento (é preciso comemorar mesmo!);
- Vídeo teaser para gerar pré-save pros streamings;
- Clipe/webclipe/versão acústica ou ao vivo;
- Vídeo falando mais sobre a música;
- Ação fora da caixa pra gerar engajamento e fidelização.
Lançamento de Clipe:
- Capa adaptada pra facebook, youtube e spotify;
- Vídeo teaser (sem entregar muito do clipe, pode ser até com cenas extras);
- Imagens de stories pedindo pra assistir no youtube ou afins;
- Imagens do making of do clipe (principalmente pra insta);
- Imagens com números conquistados no lançamento (é preciso comemorar mesmo!);
- Vídeo falando mais sobre a música;
- Stories com trechos do clipe;
- Ação fora da caixa pra gerar engajamento e fidelização.
Pra finalizar, saiba que não existe um certo ou errado, existem possibilidades e estratégias, tente entender porque você vai fazer aquilo, qual sua expectativa pra entender a estratégia que vai fazer, e abraça e só vai! =)
Espero que esse conteúdo possa ter ajudado, caso tenha dúvidas pode comentar aqui que responderemos todos! E se tiver alguma estratégia que fez e rolou massa, comenta também. <3