Você sabia que pode monetizar de duas maneiras nos streamings?
A monetização acontece via fonograma e o play, são duas chances de você conseguir ganhar/ter o retorno do seu investimento na carreira. Mas para você conseguir ganhar o que lhe cabe, é importante que você mesmo faça o seu ISRC e seja associado a alguma instituição de recolhimento de direitos autorais.
É importante você afiliar-se a uma associação, porque eles farão o recolhimento via ECAD e repassarão para você. As mais conhecidas no Brasil são, a ABRAMUS e UBC. Cada uma funciona de uma maneira. Nós da Geração Y, indicamos sempre pros artistas a ABRAMUS, que sempre nos atendeu e tem o passo a passo de todas as etapas de maneira simplificada e fácil de absorção. Com a Abramus, você pagará uma taxa pelo software (que funciona apenas em Windows) e conseguirá gerar o ISRC de infinitas músicas, já na UBC, você pagará pra filiar-se e terá à disposição online, o sistema para gerar o ISRC.
Caso você não saiba, o ISRC é tipo o RG da sua música, através dele você consegue receber seus direitos autorais. É um padrão internacional de código para identificar de forma única, gravações sonoras e de vídeo, mas não confunda com o ANCINE que as televisões solicitam para veicular seu clipe. Em breve faremos um post falando sobre isso.
Depois que gerar o ISRC, pra ter as músicas nas plataformas, você precisará de uma distribuidora, que fará o contato com cada player (Spotify, Deezer e afins) pra incluir ou criar seu canal de artista com suas músicas. Dependendo da distribuidora você receberá o valor dos plays via distribuidora e o fonograma via associação (Onerpm funciona dessa maneira), já a Tratore faz o pagamento via associação.
No Brasil temos algumas distribuidoras que ganham destaque como: CDBABY, ONERPM, TRATORE, DITT0, entre outras. Entre no site de cada uma e veja todos os prós e contras em relação a tudo, desde valores para distribuição e repasses.
Quanto aos pagamentos, eles variam de acordo com cada player levando até 3 meses para fazer o repasse devido. Lembre-se que através da distribuidora uma % fica para eles pelo serviço prestado, e outra pro artista. =)
Outra coisa que você pode fazer para monetizar mais seus canais, é criar conteúdo para que tenha um fluxo legal de pessoas. Geralmente quanto mais pessoas você levar pra ouvir sua música no menor tempo (principalmente em lançamentos), os algoritmos das plataformas levarão isso em conta, e aumentarão as chances de entrar em playlists oficiais deles. No entanto, em algumas você consegue criar playlists pra movimentar e ter um tráfego (fluxo de acessos) maior.
Alguns processos acabam sendo burocráticos, mas não se intimide e nem tenha preguiça, porque talvez você esteja perdendo uma grana e nem faz ideia disso (ou faz e não levou em consideração).
Caso tenha dúvidas sobre o processo, escreve aqui nos comentários que responderemos. Bele?
Leve a sério o seu projeto, e faça por onde ele ser sustentável e você realizado =)