É importante você se afiliar à uma associação porque eles farão o recolhimento via ECAD e repassarão para você.
Antes, entenda o que é cada uma e para o que funciona:
O ECAD (Escritório Central de Arrecadação) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo centralizar toda a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical no Brasil. O ECAD possui unidades nas principais capitais e regiões do país, e representantes terceirizados nas demais capitais para fiscalizar e fazer a cobrança dos Diretos Autorais. Atualmente, o ECAD é administrado por nove associações de gestão coletiva musical.
As associações de gestão coletiva de música, representam os titulares de Direitos Autorais (compositores, intérpretes, músicos, editoras musicais e gravadoras), junto ao ECAD. É nas associações que o titular faz a sua filiação, o cadastro de suas obras e fonogramas, e esclarece as suas dúvidas, entre muitos outros serviços. Ao fazer a filiação em uma das associações, ela se torna a administradora para a prática de todos os atos necessários à defesa de seus direitos autorais. Após fazer a arrecadação e a identificação dos direitos, o ECAD passa os valores para as associações que então repassam para seus filiados. Por este motivo, é importante não apenas estar filiado à uma associação como também manter os dados sempre atualizados, e todas as obras e fonogramas cadastrados.
As associações mais conhecidas no Brasil são a ABRAMUS e UBC, cada uma funciona de uma maneira. Nós da Geração Y indicamos sempre pros artistas a ABRAMUS, que sempre nos atendeu e tem todo o passo a passo de todas as etapas de maneira simplificada, e fácil de absorção. Com a Abramus você pagará uma taxa pelo software (que funciona apenas em Windows) e conseguirá gerar o ISRC de infinitas músicas, já na UBC você pagará pra filiar e terá à disposição online o sistema para gerar o ISRC.
Caso você não saiba, o ISRC é tipo o RG da sua música, através dele você consegue receber seus direitos autorais. É um padrão internacional de código para identificar de forma única gravações sonoras e de vídeo, mas não confunda com o ANCINE que as televisões solicitam pra poder veicular seu clipe, em breve faremos um post falando sobre isso.