Alguns motivos pelos quais os gringos adoram nosso “lixo musical”

Após ver César Gavin entrevistando Kiko Zambianchi no canal Vitrola Verde, comecei a refletir sobre coisas ditas pelo Kiko na entrevista. Uma das coisas ditas pelo brilhante músico foi que os gringos querem mais é que não toquemos rock para concorrer com as bandas deles. As gravadoras também gostam, pois assim lucram com nossos ritmos “primitivos”. Uma prova disto é que o MC Bin Laden irá se apresentar no festival Warm, organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York no próximo 26 de julho. Quem acaba se dando mal com este tipo de “fenômeno” são as bandas autorais de rock, pois o espaço para bandas que tocam hits de artistas estrangeiros é bem maior devido ao fato de estas possuírem apelo mercadológico mais imediato. Trabalhar uma banda com músicas que ninguém conhece demanda tempo e investimento, então, como a maioria das casas de show quer lucro certo (por vários motivos que não vem ao caso enumerar), investir em bandas autorais torna-se algo arriscado.

Então, ficam os gringos exportando música de qualidade para os brasileiros e nós aqui consumindo “lixo musical nacional” divulgado amplamente na grande mídia. Quem cria música de qualidade fica restrito a casas menores e redutos underground e rádios (Rio Web Rock, por exemplo) que se arriscam a tocar coisas novas. Basta escutar as rádios de maior audiência para constatar que estas estão dominadas por “ritmos do momento”. Não se trata de “mimimi”, apenas descrevo os fatos.

Outro dia, vi uma pessoa triste com a morte de um ídolo de Rock estrangeiro dizendo: “depois que estes roqueiros mais antigos se forem, o que será de nós? ”.  Este tipo de atitude mostra que as pessoas não enxergam uma renovação no cenário roqueiro. A culpa é delas mesmas pois não apoiam bandas novas. Não estou aqui me manifestando contra as bandas que fazem covers, apenas gostaria que os espaço para as bandas autorais fosse o mesmo. Há muita gente fazendo som interessante por aí, mas o povo está muito ocupado decorando refrões de bandas de rock clássico. Para os gringos, quanto mais bandas estiverem tocando suas músicas, melhor. Isto garantirá as vendas de seus hits por muitas gerações a seguir.

Link da entrevista citada no texto: https://www.youtube.com/watch?v=WJrceZRPCqA

1 responder

Comentários estão fechados.