Como organizar a agenda da sua banda

O post de hoje é direto e reto, gostamos de trabalhar e contribuir dessa maneira para os músicos independentes e autorais. Nada melhor do que ajudar e fornecer informações e pensamentos que possam contribuir de forma que agregue a diversos projetos musicais.

Muitos músicos comentam que uma das dificuldades de ter banda ou um projeto musical é organizar os compromissos e agenda de todos os integrantes e consequentemente do projeto. Alguns dias atrás mostramos a ferramenta TRELLO que possibilita fazer a gestão de atividades de qualquer projeto da sua vida, se você não leu, clica aqui e depois continua com a leitura.

Confira agora os itens que te ajudarão a organizar a agenda:

  1. Um dos principais pontos para você começar a organizar a agenda da sua banda, é se certificar de que todos os integrantes e pessoas envolvidas estão firmes no mesmo propósito. Dizemos isso porque nada mais frustrante do que perceber que o que é importante para você, para o seu parceiro não é. Então faça aquela reunião maneira e converse com todos para juntos entenderem qual o foco do projeto, quais as expectativas de todos e principalmente qual a disposição de todos para que tudo que planejarem seja alcançado.
  2. Tenha dias certos para ensaios, isso vai facilitar a sua vida e de todos da banda. Ao iniciar o mês já verifiquem quais dias serão para os ensaios e já reserve a data no estúdio que estão acostumados e gostam de tocar. Isso fará com que todos já saibam os dias que estarão comprometidos com a banda e não marquem nada em cima ou na data. Isso fará com que todos tenham prioridade e bom senso com as datas.
  3. Organize as atividades da banda por dias da semana, esse item com certeza será o que vocês sentirão mais envolvimento. Reúna a banda e veja quem se sente mais à vontade para tomar a frente de alguns assuntos da banda, por exemplo, redes sociais, criação de conteúdo entre outras atividades. Depois defina um dia da semana em que todos darão atenção para esse assunto, afim de ajudar a quem for “o dono do assunto”. Isso fará com que todos se envolvam nas áreas importantes e contribuam para o crescimento.
  4. Façam um planejamento de quantos shows vocês querem fazer no mês, e consequentemente vocês já saberão como se organizar para atingir a meta e quais poderiam ser os possíveis dias de shows. É legal pensar numa agenda com tempo de antecedência, até mesmo para conversar com produtores e então vocês já saberem com antecedência qual dia terão que reservar e não agendar outros compromissos. Inclusive, na reunião mensal do seu projeto musical (a ideia é que tenha pelo menos uma reunião por mês), verifique com todos se possuem algum compromisso urgente, e então anotem na agenda para todos terem ciência e não marcar nenhum compromisso música.