Utilize o TRELLO para sua banda!

Gosto de utilizar o trello para organizar não só as minhas atividades (e de todos que trabalham na produtora) como para analisar o crescimento. É ótimo para verificar se está realmente atingindo a proposta do mês e do ano. 😉

O site é totalmente gratuito e você consegue inserir todas as pessoas do seu projeto musical. Abaixo uma sugestão de como você consegue organizar os seus Quadros e vou explicar rapidamente como você pode estrategicamente envolver todos da banda e ter bons resultados.

Use e abuse da ferramenta, você consegue agendar datas de entrega, marcar seus companheiros e criar etiquetas para mostrar em qual processo está.

trello

Print de exemplo de quadro para gestão de bandas

Pensando a respeito das áreas que citamos ser importantes no processo de gestão, criamos os quadros que irão fazer a gestão de todas as atividades.

No Quadro de CONTEÚDO: Crie colunas com todos os canais de comunicação (facebook, instagram, twitter, youtube ou qualquer outra rede social que a banda tenha) + um chamado CONTEÚDOS CHAVES (fotos promocionais atuais, link com release + material de divulgação, links de todas as redes sociais), a ideia é que você tenha um local com todos os links para que caso alguém da banda precise tenha lá atualizado. (Utilizar mensalmente, quando mudar o mês crie uma coluna com o nome do mês e mova todos os cards para lá).

Financeiro: Separe as colunas pelos meses e insira os valores que entraram e por onde vieram, assim como os que saíram, nesse quadro todos entenderão onde o dinheiro está sendo utilizado e como. Vale lembrar de fazer uma coluna para investimentos (seja nas redes sociais ou na contratação de serviços para produção ou divulgação de material).

Metas: Crie uma coluna para colocar as metas da banda como um todo, e em seguida crie uma coluna com o nome de cada integrante. A ideia é que vocês escolham juntos quais serão as metas da banda no mês e em seguida cada um da banda cria na coluna dele atividades que pode exercer pensando sempre em atingir aquela meta. Assim no final do mês conseguirão enxergar o que foi feito e o que não foi feito vão conseguir entender onde foi a falha e melhorar para o próximo mês. A ideia não é gerar conflito na banda, mas sim deixar um processo mais democrático e que tenha como finalidade acrescentar mesmo em prol das metas e sucesso da banda/projeto musical.

Música: Crie colunas sinalizando todos os processos que envolve a música, em relação a produção mesmo: Estúdio, ensaios, gravação de material, entre outros processos. Aqui você consegue gerenciar as atividades necessárias para sempre ter uma evolução e nunca ficar parado. A pessoa que cuidar desse quadro será responsável pelos ensaios e por gerenciar todas as atividades mesmo que terceiros sejam os responsáveis na execução.

Planejamento: Utilize as colunas com datas, primeiro o ano e depois os meses. Então insira todos os tipos de parcerias, projetos, ou itens que queiram trabalhar durante o nome e nos respectivos momentos. Crie atividades e gere demanda para todos da banda contribuírem.

Em seguida crie colunas para atividades do mês, da próxima semana e dessa semana, assim vocês conseguem organizar tudo que farão e a prioridade para finalizar. É interessante abrir o trello durante a reunião semanal ou mensal para acompanhar a evolução.

Redes Sociais: Utilize esse quadro para gerar atividades na atualização de cada rede social, aqui serão administradas o que você planejou em conteúdo, deixe tudo registrado com os links publicados, caso precisem de alguma publicação antiga para trabalhar novamente já terão o link facilitiado.

Se você precisar de ajuda para fazer a gestão da sua banda ou projeto musical conte conosco! Envie um e-mail para contato@geracaoy.net 0/