5 motivos para você participar de workshops de música!

5 motivos workshops

“Talento sem gestão é só diversão” Leonardo Salazar.

Começar esse post com essa frase faz todo o sentido, que inclusive conheci hoje através do Julio Salinas. E faz todo o sentido porque se você acredita que conseguirá viver de música, você precisa entender que é necessário fazer a gestão da sua carreira como um todo. Não há resultados sem propósitos!

De 2014 para cá temos visto muitos workshops e congressos onlines focados na carreira artística musical. Inclusive em São Paulo fomos pioneiros com o 1º Workshop de Comunicação e Marketing Musical para artistas independentes. E essa procura por parte dos músicos tem sido algo incrível, há muito tempo não vejo uma movimentação de grupos interessados em dar o seu melhor não apenas na composição e divulgação mas como um empreendedor musical.

Hoje queremos sugerir 5 pontos para mostrar que você PRECISA participar desses eventos para não apenas refletir e por em prática novas atividades como para CONHECER MAIS PESSOAS.

1 – Você precisa se atualizar

Participar desses workshops, palestras, eventos da música é algo fundamental. Em outros setores profissionais existem diversos eventos do tipo em que empresários e profissionais não só aprendem como discutem pontos de vista que são enriquecedores.

Em todos os eventos e encontros que participei, não só palestrando, aprendi e muito com todas as experiências. É necessário que o músico esteja atento não apenas na questão de composição e produção musical (que é fundamental), mas que ele esteja sempre se atualizando e atualizando seu projeto para não “ficar pra trás”.

2- Networking

No mundo do business esse termo é muito conhecido porque utiliza-se para criar uma rede de conexão entre profissionais da mesma área que você. E pro mundo da música isso se adapta tranquilamente, e por isso ele é o 2º motivo que apresentamos.

Nos eventos de música costuma-se ter todo o tipo de profissional do segmento, seja ele músico, empresário, produtor, promotor de shows entre outros. E esse é o momento EXATO para você se posicionar e saber criar uma aproximação e gerar contatos para suas atividades e planejamento do ano.

Não estamos querendo dizer que é necessário manter contato por interesses, mas porque no mundo da música sabemos que quanto mais pessoas verdadeiras e dispostas a somar tivermos ao lado, MELHOR.

3- Gestão de Carreira

Como citado no início do texto, Talento sem gestão é só diversão, e acredito que você não quer apenas se divertir e sim VIVER de música. O viver que digo é relacionado a GRANA, em receber para viver bem e conseguir manter seu projeto. Para isso é necessário você ter em mente todos os “passos” para você organizar internamente seu projeto musical com base em planos e metas. Gestão de carreira é estratégia e mão na massa!

Ao ter um planejamento você consegue estipular metas e prazos para cumprir todas as etapas e conseguir garantir uma carreira bem organizada e de sucesso. No começo pode parecer difícil mas quando se cria uma rotina e o foco é bem direcionado os resultados com certeza aparecem.

E é através desses eventos que você conseguirá organizar tudo e aprender com quem já vem trabalhado a um tempo nesse setor. CONHECIMENTO É TUDO E VALE SIM O INVESTIMENTO!

4- Divulgação

Nesses eventos é sempre um bom momento para entregar seu cd, mostrar seu trabalho e até dividir com os colegas como você tem trabalhado seu projeto musical e aprender com as trocas de experiências.  Todos os eventos nos quais participo, um dia depois ou no mesmo dia, tem muitas solicitações de amizades nas redes sociais e a partir dai o início de um relacionamento e parceria.

Aproveite para trocar figurinhas e mostrar o quanto seu projeto musical está ativo e aberto a várias possibilidades de parceria e divulgação mútua. Aproveite para formar grupos de apoio para divulgação e agregar mesmo nos projetos.

5 – Investimento em conhecimento

Pode parecer que é um CUSTO você pagar alguns workshops e eventos, mas se pensar ao contrário é um INVESTIMENTO. Você passa a entender que precisa se profissionalizar mais no que AMA FAZER. É assim com todos os profissionais, quanto mais você achar que sabe tudo é quando você está mais enganado.

É importante reservar uma % de sua renda para investimentos da banda, seja em produção de conteúdo ou em eventos para expandir os negócios.

Se você não entender que seu projeto é como uma empresa e que seu sucesso depende de metas e prazos tangíveis, as coisas serão muito superficiais.

Aproveitamos para divulgar nosso próximo workshop que acontecerá dia 12 de março aqui em São Paulo na Avenida Paulista. Todas as informações você encontra aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.