Como fazer a gestão da sua carreira musical?

gestão de carreira

Falar sobre Gestão de Carreira é um pouco complicado no meio musical, primeiro que muitos não entendem que são capacitados ou podem ser para fazer essa atividade sem precisar de um terceiro. E por outro lado existe ainda todo um conceito ou podemos claramente chamar de ideologia em relação ao trabalho de prestadores de serviços no ramo.

O que queremos trazer para reflexão hoje é exatamente essa linha entre o faça você mesmo e faça a gestão da sua carreira com ou sem terceiros.

Gestão de carreira envolve duas partes principais: a organização e o indivíduo. Diferentemente de décadas atrás,  hoje o papel do indivíduo na gestão da carreira se torna mais relevante e assume um papel progressivamente mais ativo.

Ativo porque muito do que está por vir depende do seu pensamento estratégico e ativo. Trazendo isso pro mundo da música, é importante que não só um membro da banda “exerça essa função” como os demais (organização) tenham consciência e cooperem ativamente também para que tudo aconteça conforme o planejado.

Por que o músico deve entender que é necessário fazer a gestão da própria carreira?

É necessário que tudo seja feito do início pelas mãos do “dono do negócio”, o músico precisa entender todos os passos da sua carreira, desde a produção da música até a divulgação dela, online e offline. São tantos passos e decisões que é preciso ter calma, um bom planejamento e todos unidos pelo mesmo propósito.

Acredito que existem vários tipos de etapas que precisam ser vividas para acertar e errar e aprender com cada um deles (por mais clichê que seja, principalmente com os erros). E por fim, é importante fazer a gestão da própria carreira até mesmo para poder contratar alguém e gerir as atividades junto com o prestador de serviço, desde produtor musical até mesmo um produtor de shows ou uma agência para assessoria e divulgação.

Por onde começar?

Marque uma reunião/café com a sua banda ou parceiros do projeto musical e comecem a planejar suas atividades do ano. Temos um texto de apoio para essa atividade!

Logo após saberem quais serão os projetos, separe cada atividade com um “dono do assunto” e permita que cada um desenvolva seu plano de ação para atingir suas metas. É função do gestor saber estimular o melhor de cada um e ter o controle de todos os prazos para poder puxar ou cobrar quem for preciso para que nada se atrase.

Como definir os “donos do Assunto”: Veja o melhor dentro de cada membro da sua banda, quem é bom para cada “grande área” (Produção Musical, Shows, Divulgação, Relacionamento e Parcerias) e se a pessoa se sente segura de tomar a frente e assumir essa responsabilidade.

Nesse ponto é normal que muitos fiquem confusos e que alguns queiram fugir quando as responsabilidades batem a porta, mas é importante lembrar que é preciso MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO para conseguir alcançar as metas. E que é melhor ter todos envolvidos do que apenas um carregando a banda.

Esses pontos já serão um bom começo para você ver sua banda se posicionando melhor e tendo mais resultados, acredite que com a dedicação e foco no planejamento eles virão.

Uma boa base de estudo também ajuda e muito, estude a respeito do assunto que você se tornou o dono e sempre observe também as outras bandas e troque experiências com outros músicos, a experiência de um pode agregar o outro e por ai vai.

Em março teremos o primeiro workshop de uma série de 5 falando a respeito da gestão de carreira musical, saiba tudo aqui!

Não é fácil chegar no “sucesso” que você tanto sonha e idealiza sem muito trabalho, esforço e foco.

VAI EM FRENTE E FAÇA SUA HISTÓRIA! 0/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.