05 dicas para planejar seu próximo ano

planejar

Uma das coisas que aprendi ao longo dos anos é: PLANEJAR tudo que eu quero fazer. Como o nome diz você vai projetar o que imagina que será positivo para fazer no próximo ano, mês ou semestre, não precisa ter medo de colocar itens e de não cumprir. Mas lembre-se bem que é importante realizar o máximo para atingir suas metas.

Seguem 03 dicas para um planejamento anual, não são regras e podem ser aplicadas da maneira que você achar melhor. É preciso saber onde quer chegar e colocar metas tangíveis (não adianta só falar que quer viver de música se não materializar essa possibilidade).

Faça esse exercício com todos da banda juntos, vocês vão perceber se estão todos totalmente alinhados e com o mesmo objetivo. \0/

PRINCIPAIS EVENTOS!

Quando digo evento aqui, não quer dizer apenas shows, trato como evento todo e qualquer projeto que eu vá realizar durante o próximo ano ok? A primeira sugestão é que você pense em pelo menos 03 grandes eventos , pode ser um no início, outro no meio e o último no fim do ano. Nele você vai projetar todo o trajeto e o foco do trabalho durante o ano inteiro.

Exemplo: Janeiro à Abril – Gravação do EP (05 músicas)

Maio à Agosto – Lançamento do EP + Show de lançamento

Setembro à Dezembro – Lançamento do Clipe + 02 webclipes (duas novas músicas de trabalho).

Dentro desse exemplo percebe que o projeto tem um início meio e fim? E que é mais fácil potencializar as forças e todo o trabalho de uma forma mais tranquila e objetiva? Nesse exemplo sua banda teria um ano de lançamentos e divulgação.

EVENTOS SECUNDÁRIOS!

Tendo como base os seus 03 eventos (pode ter pelo menos uns 4 ou 5 desde que você não se perca ta?), você agora precisa projetar quais serão as atividades para tal realização.

No exemplo utilizei 04 meses para começar e finalizar um evento, então agora posso fazer um planejamento mensal e semanal, nele coloco datas como prazos, quais serão as atividades e quem será o responsável. Assim você consegue alinhar todo o planejamento e as ações com sua banda ou projeto musical.

Exemplo: Janeiro à Abril – Gravação do EP (05 músicas)

Fulano 1: Responsável pelos ensaios e reuniões para discutir e fechar repertório – Entregar no dia 30 de Janeiro

Fulano 2: Responsável por fechar o estúdio para a gravação e equipe para registrar tudo (fotos e vídeos) – Entregar no dia 29 de fevereiro.

Todos: Prospecção de pelo menos 04 shows para lançamento: Capital, litoral, interior e outro estado – Entregar 31 de março

Fulano 3: Responsável pela produção de material para divulgação nas redes sociais e registro das músicas para distribuir digitalmente – Entregar no dia 30 de abril.

Esses são exemplos bem “amplo”, vale ser bem realista para que não tenha frustrações, a ideia aqui é ajudar a ter um controle maior mas não para gerar confusão ou insatisfação ok?

PARCERIAS

Acredito que você já deva ter lido sobre os tipos de parcerias que sua banda pode ter, e então chegou o grande momento de você listar quais são esses parceiros e a forma como você vai chegar até eles. É sempre bom usar o bom senso e tentar criar um relacionamento e uma relação de confiança. Não se esqueça de colocar “metas” para os primeiros contatos e sempre fazer um follow up.

MENSURAÇÃO: CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO?

Para as etapas anteriores acrescente as seguintes perguntas: Por que vou fazer? Para quem? E onde quero chegar?

Essas perguntas conseguirão te mostrar se o que está construindo terá um resultado de curto, médio ou longo prazo. Não é porque uma ação pode levar um ano que ela não seja tão importante quanto a que você vai decidir e finalizar em uma semana. O que você precisa ter como prioridade é saber realmente o que será possível dentro desse prazo e manter todos unidos e bem empolgados para tudo acontecer. Acredito que até vale um prêmio comemoração com todos para cada etapa concluída no prazo, o que acha?

Uma pequena observação é para os itens que de relacionamento, como por exemplo, aumento de público nos shows, aumento de mailing, aumento e likes em páginas (organicamente) e por ai vai. Como relacionamento é algo que se conquista e não se compra, é preciso um tempo maior para envolver uma pessoa por uma causa ou projeto e mantê-la fiel e motivada.

PLANEJAMENTO ANUAL

Calma, não é pra você ficar louco rs, mas é sempre bom você ter como base onde você quer estar em pelo menos 02 anos, assim você consegue ter como meta e plano chegar em algum lugar. Se deixar muito pra cima da hora talvez algumas ações não saim da mesma forma se você tivesse dedicado mais tempo para essas ações. Aqui tá valendo desde “Quero lançar um EP e CD” até participar de programas de Tv, se isso fizer parte do que você quer (tendo os pés no chão).

E ai, conseguiu ter algumas ideias? Aproveita e marca uma reunião legal com sua banda para conversarem a respeito. E caso precisem, temos nosso serviços de consultoria para te ajudar também!

Basta entrar em contato para saber como contratar: contato@geracaoy.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.