Como músicos podem produzir conteúdo na web?

criar conteudo

Sempre fico pensando se os músicos conseguem fazer uma relação da profissão deles com o que vivem no mundo musical. Falo isso porque tudo que tenho construído hoje foi por conta desse pensamento e olhar mais aguçado pra entender o todo e poder agregar no que eu realmente queria: VIVER DE MÚSICA.

E eu posso garantir 100% que se você abrir seu olhar, conseguirá ter vários insights para se destacar e atingir mais pessoas.

Pensando nisso, se formos ver hoje no meio digital (web), os que mais estão ganhando dinheiro são os criadores de conteúdo, não os que estão apenas no youtube como em outras redes sociais e até mesmo os que criam portais de conteúdo sobre determinado assunto.

Eles ganham dinheiro porque falam (muito) sobre um determinado assunto que possui audiência. Grande parte falam sobre um assunto que gostam e passam a ter mais conhecimento  sobre e passar isso a diante (nesse caso pode ser aplicado a educação como entretenimento também).

A fórmula foi fácil de entender nos últimos anos:

Criador de Conteúdo + Audiência = R$

Essa fórmula só fez sentido quando as empresas e marcas perceberam que existiam pessoas que eram ouvidas por milhares de outras que estavam dispostas a não só conhecer como consumir produtos a partir da influência deles.

E ok, agora chegou a hora de trazer isso para o mundo da música e falar de forma rápida como os músicos podem pensar de forma diferenciada para criar conteúdo na web.

Se os criadores de conteúdo sobre determinado assunto são os que mais ganham dinheiro por sua influência, por que não um músico criar um meio de comunicação no qual ele passe adiante o que já sabe e estimule as pessoas a buscarem a fazer o mesmo? É importante lembrar que tudo isso faz parte de um bom planejamento e que se leva tempo para ganhar não só a audiência como a confiança das pessoas, ainda mais num mundo onde se tem muuuuito conteúdo espalhado concorrendo ou não com o seu.

Produção de textos, vídeos e por que não músicas? O músico consegue sair um pouquinho da caixa “tenho uma banda e só quero fazer show”, para abrir mais opções e começar a ganhar realmente dinheiro e quem sabe viver da música (tivemos um ótimo exemplo nessa postagem anterior!)

Separemos 03 dicas rápidas para você pensar a respeito e começar a criar conteúdo focado onde você quer chegar!

1 – O que eu sei fazer por amor e competência no meio musical?

Essa pergunta é mais simples do que você imagina, sugerimos que você tente listar cinco atividades no qual você sabe que faz com muito prazer e que com certeza poderia agregar na vida de outras pessoas. Desde coisas simples de como você se organiza para otimizar suas tarefas e resultados na banda como quais tipos de instrumentos musicais você usa e o que faz com eles, entre outros exemplos que poderíamos descrever haha.

2 – Qual é a minha meta?

Dentre os cinco itens que você selecionou no passo anterior, escolha um que você acredita que as pessoas a sua volta e outras que conhece poderiam se interessar. Para te ajudar nessa escolha você precisa saber onde quer chegar, qual é a sua meta final? (Nesse caso por favor colocar algo que seja tangível, que possa ser mensurado).

Tendo em mãos o que você sabe fazer e onde quer chegar você com certeza já deu dois grandes passos para começar a dar um outro rumo para sua vida profissional na música (deixando claro que as demais atividades com a banda e afins continuam normalmente).

3 – Qual é o meu público e como vou gerar esse conteúdo?

Assim como as empresas, faça uma pesquisa de campo para entender qual é o seu público e como eles consomem conhecimento. Não são todos que procuram vídeos no youtube e outros que acessam apenas as redes sociais ou blogs. Há uma infinidade de canais específicos, até mesmo o  bom e velho e-mail marketing.

Pense que nem sempre as coisas permanecem da forma como começaram, então não tenha medo de começar a criar conteúdo de uma forma e depois migrar para outro tipo de conteúdo, faz parte da evolução o aprendizado. 😉

Confira agora alguns tipos de conteúdos criados por músicos para você se inspirar e colocar a mão na massa:

NDK com a marca Kadov!

Artur Meireles com seu canal no Youtube

 

Projeto Victrola divulgando bandas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.